top of page

Serviços

coroa e frase vermelho e corpo azul.png

FORMATAÇÃO

O computador, no decorrer de sua utilização, tem seu desempenho geral afetado em decorrência da instalação e remoção de diversos softwares, inclusive aqueles não removem todos os arquivos e informações do seu computador, ocasionando lentidão na sua execução. O software básico (o sistema operacional) pode apresentar falhas de funcionamento (travamentos), instabilidade no uso, espera no carregamento de programas e softwares diversos, ou casos extremos de corrompimento do sistema operacional (falhas na execução do próprio) em decorrência de uso ilegal ou ataques de vírus. Uma formatação lógica apaga todos os dados do disco rígido, inclusive o sistema operacional. Deve-se fazer isso com conhecimento técnico, para salvar/guardar dados e informações (os backups de arquivos). O processo de formatação é longo, e as informações contidas no disco rígido serão totalmente apagadas (embora não definitivamente, ainda é possível recuperar alguns dados com softwares especiais).  Ações preventivas de manutenção podem evitar formatação desnecessária.

RESTAURAÇÃO DO SISTEMA

A restauração do sistema o ajuda a restaurar arquivos para um ponto anterior no tempo. É uma forma de desfazer alterações do sistema sem afetar os arquivos pessoais, como email, documentos ou fotos. Às vezes, a instalação de um programa ou driver pode causar uma alteração inesperada no computador ou fazer com que o Windows se comporte de modo imprevisível. Geralmente, a desinstalação do programa ou driver corrige o problema. Se a desinstalação não corrigir o problema, é possivel restaurar o sistema para uma data anterior, quando tudo funcionava corretamente. A restauração do sistema usa um recurso chamado proteção do sistema para criar e salvar regularmente pontos de restauração no computador. Esses pontos de restauração contêm informações sobre as configurações do Registro e outras informações do sistema que o Windows usa. Também é possível criar pontos de restauração manualmente. A restauração do sistema não é destinada a fazer backup de arquivos pessoais, portanto, ela não pode ajudá-lo a recuperar um arquivo pessoal que foi excluído ou danificado.

REMOÇÃO DE VÍRUS

Um vírus é um software malicioso que vem sendo desenvolvido por programadores que, tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios. A maioria das contaminações ocorre pela ação do usuário, executando o arquivo infectado recebido como um anexo de um e-mail. A contaminação também pode ocorrer por meio de arquivos infectados em pen drives, CDs e outros. A segunda causa de contaminação é por Sistema Operacional desatualizado, sem correções de segurança, que poderiam corrigir vulnerabilidades conhecidas dos sistemas operacionais ou aplicativos, que poderiam causar o recebimento e execução do vírus inadvertidamente. Ainda existem alguns tipos de vírus que permanecem ocultos em determinadas horas, entrando em execução em momentos especificos.

UPGRADE

Upgrade é um jargão utilizado em computação, quando há uma atualização para uma versão mais recente de determinado produto. Este termo é bastante utilizado por quem integra a área da informática e de equipamentos eletrônicos, geralmente significando a troca de um hardware, software ou firmware por uma versão melhor ou mais recente, com o objetivo de agregar novas funcionalidades, ou melhorar as existentes. O termo upgrade também significa patch, compra ou troca de peças.

RECUPERAÇÃO DE DADOS

Recuperação de dados é uma atividade que visa a recuperação de dados informáticos inacessíveis por meios convencionais (software), e por meios laboratoriais especializados quando existem avarias graves no interior dos suportes de dados: Os meios de armazenamento podem ser disco rígido, zip drive, disquete, pen drive, micro drive, CD, DVD, Memory cards, etc.  A recuperação de dados se baseia inicialmente em softwares que varrem o HD procurando por arquivos deletados, ja que ao apagar um arquivo no seu HD ele nao é realmente apagado, o sistema apenas é informado que aquele espaço onde estava o arquivo está agora disponível. A recuperação de dados vai além de simplesmente baixar um programa da internet. Suas informações são importantes? Então procure um profissional qualificado e bem preparado.

INSTALAÇÃO DE SOFTWARE

Qualquer computador moderno tem uma variedade de programas que fazem diversas tarefas. Eles podem ser classificados em duas grandes categorias: Software de sistema que incluiu o firmware (O BIOS dos computadores pessoais, por exemplo), drivers de dispositivos, o sistema operacional e tipicamente uma interface gráfica que, em conjunto, permitem ao usuário interagir com o computador e seus periféricos. Software aplicativo, que permite ao usuário fazer uma ou mais tarefas específicas. Aplicativos podem ter uma abrangência de uso de larga escala, muitas vezes em âmbito mundial; nestes casos, os programas tendem a ser mais robustos e mais padronizados.

INSTALAÇÃO DE HARDWARE

O hardware, circuitaria, material ou ferramental é a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos. Em contraposição ao hardware, o software é a parte lógica, ou seja, o conjunto de instruções e dados processados pelos circuitos eletrônicos do hardware. Toda interação dos usuários de computadores modernos é realizada através do software, que é a camada, colocada sobre o hardware, que transforma o computador em algo útil para o ser humano. Além de todos os componente que o seu PC precisa, ele também precisa de um software chamado sistema operacional. Sem o sistema operacional no nosso computador ficaria impossível a comunicação com o mesmo. O sistema operacional auxilia na interação entre usuário e máquina, ao exemplo de salvar arquivos e programas. O termo "hardware" não se refere apenas aos computadores pessoais, mas também aos equipamentos embarcados em produtos que necessitam de processamento computacional, como os dispositivos encontrados em equipamentos hospitalares, automóveis, aparelhos celulares, entre outros. Na ciência da computação a disciplina que trata das soluções de projeto de hardware é conhecida como arquitetura de computadores.

INSTALAÇÃO DE IMPRESSORA

Uma impressora ou dispositivo de impressão é um periférico que, quando conectado a um computador ou a uma rede de computadores, tem a função de dispositivo de saída, imprimindo textos, gráficos ou qualquer outro resultado de uma aplicação. Herdando a tecnologia das máquinas de escrever, as impressoras sofreram drásticas mutações ao longo dos tempos. Também com o evoluir da computação gráfica, as impressoras foram-se especializando a cada uma das vertentes. Assim, encontram-se impressoras otimizadas para desenho vetorial e para raster, e outras otimizadas para texto. A tecnologia de impressão foi incluída em vários sistemas de comunicação, como o fax.

TROCA DE PEÇA

Muitas vezes quando não conseguimos mais ligar um computador, ou quando o mesmo funciona de forma incorreta é possível que peças (hardware) internas ou externas do computador não esteja funciona como deveria, sendo necessário a identificação desta determinada peça e possivelmente sua troca.

CONFIGURAÇÃO DE ROTEADORES

Os roteadores mais modernos necessitam de um cabo de banda larga ligado a um modem como entrada, e geralmente transmitem o sinal de internet atraves de conectividade sem fio e 4 cabos banda larga. Eles utilizam tabelas de rotas para decidir sobre o encaminhamento de cada pacote de dados recebido. Um roteador wireless (wireless router em inglês) é um dispositivo de redes que executa a função de um roteador mas também inclui as funções de um access point. Ele é normalmente usado para criar um acesso para Internet ou uma rede de computadores sem a necessidade de cabos para conectá-los. Roteadores wireless podem ser utilizados em lugares como aeroportos e escolas com redes sem fio.

BACKUP

Cópia de segurança (em inglês: backup) é a cópia de dados de um dispositivo de armazenamento a outro para que possam ser restaurados em caso da perda dos dados originais, o que pode envolver apagamentos acidentais ou corrupção de dados. Meios  de cópias de segurança incluem CD-ROM, DVD, disco rígido, disco rígido externo e a cópia de segurança externa (online). Outra forma de cópia de segurança é feita via rede. Na própria rede local de computadores, o administrador ou o responsável pela cópia de segurança grava os dados em um formato de arquivo, processa e distribui as partes constituintes da cópia nos computadores da rede, de forma segura (arquivos são protegidos), criptografada (para não haver extração ou acesso aos dados na forma original) e oculta. As cópias de segurança devem obedecer vários parâmetros, tais como: o tempo de execução, a periodicidade, a quantidade de exemplares das cópias armazenadas, o tempo que as cópias devem ser mantidas, a capacidade de armazenamento, o método de rotatividade entre os dispositivos, a compressão e criptografia dos dados. Para uma fácil localização, a cópia deve ser guardada por data e categoria, em local seguro.

LIMPEZA DO SISTEMA

Chama-se manutenção preventiva a ação ocorrida com base na análise prévia do computador, de seu funcionamento e execução, relacionado à CPU e todos os periféricos, entendendo e aplicando-se acções que visem evitar que determinados erros (de software e/ou hardware) ocorram. Existem softwares que são utilizados na manutenção preventiva. Vale ressaltar que a manutenção preventiva é referência na utilização de software relacionados à segurança (ferramentas de segurança de servidores de rede, ferramentas e utilitários de sistema operacional, entre outros). Ainda, a configuração de serviços e funções disponibilizadas no BIOS para evitar prováveis defeitos em componentes internos do computador (como o super aquecimento do processador, por exemplo). Evitando uma manutenção corretiva. 

HIGIENIZAÇÃO

Com relação à hardware de computador, a limpeza dos componentes internos do computador e da placa-mãe, removendo poeira e qualquer tipo de sujeira que possa afectar o funcionamento do hardware. Também de forma a manter uma melhor conservação da maquina a higienização pode e deve ser feita na parte externa da cpu, em monitores, mouse, teclados, impressora, scanner.

CABEAMENTO DE REDE

Uma rede de computadores é formada por um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados por um sub-sistema de comunicação, ou seja, é quando há pelo menos 2 ou mais computadores e outros dispositivos interligados entre si de modo a poderem compartilhar recursos físicos e lógicos, estes podem ser do tipo: dados, impressoras, mensagens (e-mails),entre outros. Cabeamento é a conexão efetuada entre as redes de computadores dentre outras.

MUDANÇA FÍSICA REDE E MAQUINA

Com a velocidade da globalização, e a grande ascensão da empresas os ambientes físicos precisão ser realocados para uma melhor dinamica entre maquinarios e funcionários, com isso é necessario que se façam mudanças físicas de rede e máquinas.

bottom of page