
Serviços de TI
Fornecimento de um conjunto completo de soluções de TI
Alguma vez você perdeu dados importantíssimos da noite para o dia?
A solução esta na REDE DE COMPUTADORES, onde é possível armazenar os dados de toda sua empresa de forma centralizada, permitindo ter um controle muito maior e mais rápido de todas as informações.
A solução REDES DE COMPUTADORES engloba desde a organização de todos os computadores de sua empresa, estrutura física, como fácil acesso a documentos em servidores, e compartilhamento de equipamentos ativos (impressoras, Scanners...). Em redes de computadores pode-se integrar diversos recursos, como servidores, roteadores, switches, computadores, notebooks, impressoras, celulares, entre outros.
Para maior eficácia uma boa REDE DE COMPUTADORES tem que:
-
Otimizar tempo;
-
Reduzir o espaço físico;
-
Identificar usuários e mantê-los funcionamento fluentemente;
-
Acesso arquivos de forma centralizada e organizada;
-
Troca de informações entre funcionários de maneira rápida;
-
Diminui o volume de problemas provenientes de mau contato e conectores defeituosos;
-
Ter acesso aos equipamentos, além de possibilitar fácil administração dos mesmos;
-
Manter a estrutura organizada conhecendo as origens e destinos dos cabos, equipamentos e outros recursos;
-
Permite a limpeza do ambiente sem comprometer o funcionamento ou desconectar cabos devido à dispersão dos mesmos;
-
Backup das informações de forma centralizada e eficiente;
-
Integração com sistemas de nuvens.
Sistema de Cabeamento Estruturado
Para que essa conexão não atrapalhe o ambiente de trabalho, se feito em uma grande empresa, são necessárias várias conexões e muitos cabos, assim surgiu o cabeamento estruturado.
Através dele, um técnico irá poupar trabalho e tempo, tanto para fazer a instalação. Ele é feito através das tomadas RJ-45 que possibilitam que vários conectores possam ser encaixados num mesmo local, sem a necessidade de serem conectados diretamente no hub.
Além disso, o sistema de cabeamento estruturado possui um painel de conexões, em inglês Patch Panel, onde os cabos das tomadas RJ-45 são conectados, sendo um concentrador de tomadas, facilitando a manutenção das redes. Eles são adaptados e construídos para serem inseridos em um rack.
Todo esse planejamento deve fazer parte do projeto do cabeamento de rede, em que a conexão da rede é pensada de forma a realizar a sua expansão.



Alguns equipamentos de Rede:
-
Repetidores > Dispositivo capaz de expandir o cabeamento de rede. Ele poderá transformar os sinais recebidos e enviá-los para outros pontos da rede.
-
Hubs > Dispositivos capazes de receber e concentrar todos os dados da rede e distribuí-los entre as outras estações (máquinas). Nesse momento nenhuma outra máquina consegue enviar um determinado sinal até que os dados sejam distribuídos completamente. Eles são utilizados em redes domésticas e podem ter 8, 16, 24 e 32 portas, dependendo do fabricante. Existem os Hubs Passivos, Ativos, Inteligentes e Empilháveis.
-
Switches > Tipo de aparelho semelhante a um hub, mas que funciona como uma ponte: ele envia os dados apenas para a máquina que o solicitou. Ele possui muitas portas de entrada e melhor desempenho, podendo ser utilizado para redes maiores.
-
Roteadores > Dispositivo utilizado para conectar redes e arquiteturas diferentes e de grande porte. Ele funciona como um tipo de ponte na camada de rede, identificando e definindo um IP para cada computador que se conecta com a rede. Sua função principal é organizar o tráfego de dados na rede e selecionar o melhor caminho. Existem os roteadores estáticos, capaz de encontrar o menor caminho para tráfego de dados, mesmo se a rede estiver congestionada; e os roteadores dinâmicos que encontram caminhos mais rápidos e menos congestionados para o tráfego.
-
Modem > Dispositivo responsável por transformar a onda analógica que será transmitida por meio da linha telefônica, convertendo-o em sinal digital original.
-
Servidor > Equipamento que oferece serviço de armazenamento e gerenciamento das redes de computadores.
-
Placa de Rede > Dispositivo que garante a comunicação entre os computadores da rede.
